Ostras com pesto de coentros e amendoins


Se na semana passada trouxe uma receita "caliente" esta semana trago o oposto, trago frescura e mar juntos numa travessa! Já sabem que cá em casa servir ostras ao natural é tradição, de uma embalagem deixo sempre algumas para o marido comer assim simples e as restantes são para eu inventar... Não me canso de lhes juntar fruta, acho que o sabor a mar com a fruta é uma combinação perfeita.

Os morangos são da época, doces como só a Quinta do Arneiro o tem, o pesto foi um delírio da minha parte mas que acabou por me surpreender muito pela positiva.

Caso vos desperte atenção, aqui vai a receita, e votos de uma semana cheia de coisas boas! Se forem ostras, ainda melhor :D

 

. Receita para 2 pessoas .


Ingredientes:
1 kg de ostras
1/2 molho de coentros (25 gr)
3 colheres de sopa de amendoins (usei daqueles com mel:)
1 dente de alho pequeno
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de parmesão ralado
Agua (usei 3 colheres de sopa)
Sal (usei de trufa)
Pimenta verde

Comece por fazer o pesto.

Num robot de cozinha ou 123, junte os coentros, o amendoim, o alho, e pique tudo muito bem até ficar uma pasta (tipo areia molhada). Junte lentamente o azeite a fio até ficar com a consistência desejada (eu gosto da textura do iogurte grego) juntei um pouco de água para atingir melhor a textura que pretendia. Depois é só temperar, juntar o parmesão e picar novamente até uniforme.

Reserve no frigorífico num recipiente de vidro, o meu durou 2 semanas e fui usando em massas e na carne.

Abra as ostras com cuidado (ver aqui)

Coloque-as num tabuleiro e sirva com o pesto por cima e uns pedaços de morangos frescos.

Aí até estou a salivar!





1 comentário:

  1. Sandra,
    Como sabes, sou tão louca por ostras como tu e não lhes resisto.
    Cá em casa, normalmente todos gostamos delas ao natural, só com sumo de limão e umas gotas de tabasco, ou às vezes, chalotas com vinagre.
    Confesso que fico curiosa com estas combinações e embora eu até as gostasse de testar, o Nuno é um purista no que toca a ostras.
    Fotos lindas e de ser àgua na (ostra) boca... Lol.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar