Risotto de farinheira e salva

Sou uma pessoa muito esquecida, mesmo muito! Tanto que me esqueço vezes sem conta de desligar as luzes, fechar as portas do carro e a porta do frigorífico uiii então essa! Claro que as grandes guerras cá em casa andam quase sempre à volta destes meus esquecimentos. Em tempos, esqueci-me de fechar a porta da arca congeladora e ficou entre-aberta uns 3 dias, o que originou um acumular de gelo em demasia, tivemos de gastar todos os alimentos e descongelar a arca por completo. Incluindo a fruta que vou congelando durante o ano para fazer toopings e sumos fora de época.

Lá se conseguiu descongelar tudo, com algumas compotas os frutos também acabaram finalmente de vez. Então e os enchidos? Ah pois é... A minha sogra compra os uns enchidos caseiros a uma senhora lá para os lados de Viseu e cada vez que cá vem, vem com ela mais uma chouriça ou uma farinheira. 
Aqui vai uma receita com uma dessas farinheiras maravilhosas, um risotto de farinheira, sim fiz alguns, sim todos quase de seguida e sim este foi o último da época.

Para que não fique muito enjoativo (há pessoas que acham a farinheira muito enjoativo) o limão corta e fica super bem no risotto, o vinho, também o substituí pela cerveja, o parmesão excluí, porque da primeira vez que o usei achei que ficava muito forte. A salva pode ser substituída por coentros ou tomilho-limão que fica igualmente bom.

Não deixem a arca congeladora aberta, senão acabam como eu... a fazer risottos de farinheira durante algumas semanas seguidas :D
. Receita para 4 pessoas . 

Ingredientes caldo: 
1 litro de água
1 colher de chá de sementes de coentros
Sal
Pimenta preta
1 colher de chá de especiaria de paella
1 fio de azeite
5 folhas de salva

Ingredientes: 
1 farinheira de qualidade
1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 talo de aipo (tamanho do dedo polegar)
150g de arroz para risotto
4 colheres de sopa de manteiga
Sumo de 1/2 limão
100 ml de cerveja
3 folhas de salva picadas 

20 minutos antes de começar o risotto, prepare o caldo. 
Coloque a água ao lume com todos os ingredientes e deixe ferver. Depois ferver uns 10 minutos coloque em lume mínimo e mantenha assim até finalizar o risotto.

Abra a farinheira, retire a pele e coloque o conteúdo numa frigideira anti-aderente. Deixe "suar" a farinheira até ficar muito crocante.


Num tacho comece por colocar um fio de azeite, os alhos picados e o aipo partido em pedaços pequenos. Deixe refogar um pouco e logo de seguida adicione o arroz, deixe "fritar" um minuto, sem deixar de mexer e adicione a cerveja. Deixe evaporar o álcool da cerveja e deite uma concha do caldo, mexa mais um pouco, deixe evaporar a água e junte outra concha de caldo, assim sucessivamente até o arroz estar cozido e bastante cremoso. Uns 5 minutos antes de desligar, adicione a farinheira, mexa suavemente até esta ficar envolvida e por fim adicione o sumo do limão e a manteiga.

Sirva de imediato, com umas folhas de salva frescas por cima e umas gotinhas de limão.



4 comentários:

  1. Belo risotto. Já jantava novamente.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/tarte-de-iogurte-delicia-e-pera.html

    ResponderEliminar
  2. Risotto de farinheira uma delicia,deve estar maravilhoso.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
    Contamos contigo? :)

    ResponderEliminar
  4. A porta do frigorífico! ODEIO!
    Também fica várias vezes, não sei porquê!
    Depois a luz fica ligada e fica um cheiro horrível!
    A arca não costumo deixar, mas o J. volta e meia deixa... Nunca tanto tempo mas umas horas são suficientes para acumular gelo!
    Que bom risotto! Adoro :)
    E com farinheiras caseiras melhor ainda :D
    Um beijinho

    ResponderEliminar