Risotto de Agrião e queijo de cabra

Tenho esta receita guardada e fotografada há mais de 2 anos, não sei porque não a tinha publicado antes, mas acho que foi acabando por ficar para trás e às tantas já estava esquecida no computador.

Adoro agrião, desde miúda que a minha sopa preferida é a de agrião, adoro em salada e até em bolos. Quando vou à horta dos meus sogros na altura em que há, trago sempre tantos que andamos uns 15 dias a comer agrião a todas as refeição. Esta receita deve ter vindo de uma dessas alturas, confesso que já não me lembro.

No entanto é uma receita que faço muitas vezes, porque fica um risotto com um aroma fantástico e é super rápida. Para quem gostar de manjericão acho que se adicionar umas folhinhas vai ficar muito bom, mas cuidado porque o manjericão é "daqueles" que gosta de sobressair quando é usado em demasiado.

Adicionei queijo de cabra apenas para ser diferente, mas achei que ficou ainda mais cremoso que o habitual, se gostarem podem substituir pelo habitual parmesão.


Ingredientes: (2 pessoas)
200gr de agrião
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
1 litro de caldo (1 cenoura, talos do agrião, 1 cebola, 1 alho)
2 colheres de sopa de vinho branco
2 colheres de sopa de Vaqueiro liquida
1/2 queijo de cabra aromatizado
sal, pimenta e mostarda em grão.

Numa panela coloque a água com 1 cebola, os talos do agrião, 1 cenoura cortada em cubos, 1 dente de alho, sal, pimenta e mostarda em grão) e leve ao lume até ferver e cozer os legumes, depois de ferver deixe em lume brando, enquanto faz o risotto.

Leve as folhas do agrião à 123 ou robot de cozinha, coloque um fio de azeite, o dente de alho e pique muito bem, se vir que fica muito seco junte 1 ou 2 colheres de sopa da água do caldo para ser mais fácil triturar. Retire da maquina e leve ao lume com mais um fio de azeite, durante 5/7 minutos e reserve.


De seguida, comece a fazer o processo do risotto, coloque 1 fio de azeite na panela, o alho e saltei menos de um minuto, coloque o arroz, e uma concha de água do caldo, deixe evaporar e coloque o vinho, deixe este evaporar também e vá colocando concha a concha do caldo até evaporar. Quando começar a ver que o arroz está quase al denti, junte a pasta do agrião para que o arroz acabe de cozer com o gosto do agrião, que para mim é das melhores coisas do mundo :). Tempere, caso seja necessário com mais um pouco de sal, adicione o queijo da cabra para derreter e antes de desligar coloque a manteiga.

Antes de servir, pode juntar mais um pouco de queijo de cabra e uma folha de agrião fresca. Pode usar queijo de cabra normal curado, eu tinha cá um queijo aromatizado mas podem usar do normal.



13 comentários:

  1. Tenho que me dedicar aos risottos,...que bom aspecto :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Bem, deve ser delicioso este risotto! Adoro agriões e queijo de cabra, uma excelente combinação!
    Está muito apetitoso!

    Beijinhos*
    http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/
    http://marlenesct.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro agrião principalmente em saladas
    Este risotto ficou com certeza uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está um ingrediente que é raro comer. Aqui no nosso pequeno quintal não plantamos e por isso não compro mas estou tentada só para fazer este risotto (ou risotta como é chamado pelo mr.frango)
    beijinhos (adoro as tuas fotos mm com 2 anos :) são sp lindas :)

    ResponderEliminar
  5. Realmente não sei porque ainda não tinhas publicado porque me parece uma ótima receita, adorei. E ainda bem que decidiste finalmente publicar.

    Grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Não só deve ser delicios como ficou com um aspeto super apetitoso! :)

    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Que cor maravilhosa...perfeito!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  8. Que risotto maravilhoso Marmita.
    Ainda bem que te lembraste desta receita, pois seria uma pena ter ficado perdida no computador, de tão deliciosa que deve ser.
    Também adoro agrião e esta é, sem dúvida, uma receita a ter em consideração, pois sabes do meu amor pela cozinha italiana e assim torna-se o 2 em 1 perfeito!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Bem, nem sei como estava esquecida esta tua receita!
    Uma maravilha de risotto, também adoro fazer risotto! Ainda bem que decidiste publicar!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Nunca pensei de misturar mostarda e agrião num risotto. Gostei da idéia. Adoro queijo de cabra!

    ResponderEliminar
  11. Esta não era para ser esquecida, mas eu tb sou assim, tenho receitas esquecidas com algum tempo. Adoro risotto, e agrião, tão bom.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. És tu com o agrião e eu com os espinafres :)

    ResponderEliminar