Pasta com limão, flor de curgete e tomate cereja


Ultimamente só tenho vontade de fazer pasta, para mal do meu marido acabam quase sempre por ser vegetarianas e lá vai ele a correr abrir uma lata de atum a resmungar.

Esta pasta ficou com uma frescura diferente. Durante as férias do ano passado reparei num casal de Italianos mesmo sentado ao nosso lado que devorava uma pasta tão simples, apenas com limão, bastante de parmesão e um fio de azeite... Perguntei-me na altura se isto podia acontecer em algum restaurante Português, duvido que alguém saísse de casa para ir comer uma pasta tão simples a um restaurante, mas foi isso mesmo que levei destas férias. A simplicidade daquele povo no que toca à culinária é fantástica, eles fazem com que tudo pareça tão apetitoso. Acho que o segredo não está na pasta, mas sim, no tempero. O sabor intenso que cada ingrediente tem ajuda bastante aos pratos, eles conseguem fazer com que um simples pão torrado com apenas tomate cereja, mozarela, manjericão, regado com um bom azeite e vinagre balsâmico, pareça um petisco quase tão bom como um prato de marisco.

Tentei fazer o mesmo com esta pasta. O limão, as flores de curgete e os tomates cereja que vieram do norte de Portugal e foram os grandes protagonistas, o queijo ajudou ao tempero e nós cá por casa e regressámos às férias em segundos.

Deixo a receita, para caso queiram uma pasta bem leve para esta semana.

Ingredientes: 2 pessoas
5 flores de curgette
250g pasta garganelli 
200g de tomate cereja
4 dentes de alho
raspas de 1 limão
6 talos de tomilho limão
azeite qb.
queijo Trentingrana q.b.
sal de aipo q.b.
pimenta e mostarda em grão q.b.

Comece por colocar ao lume uma panela com água, sal, um fio de azeite e 3 talos de tomilho limão. Deixe ferver e coloque a pasta (veja os minutos na embalagem), até ficar al dente. 


Numa frigideira anti-aderente coloque, um fio de azeite, os dentes de alho partidos, os tomate cereja inteiros e metade da quantidade de raspas de 1 limão. Saltei em lume brando, até os tomates começarem amolecer.


Escoe a pasta (deixe 1/2 chávena da água da cozedura), coloque a pasta juntamente com as flores de courgette na frigideira e saltei, durante uns minutos juntamente com o tomate para os sabores se unirem. Adicione um pouco da água reservada da cozedura, para a pasta ficar mais húmida e solta. Junte mais um fio de azeite, o resto das raspas do limão e as folhas do tomilho limão frescas. Verifique o sal e adicione um pouco de pimenta e mostarda em grão.


Retire do lume e sirva de imediato com uma generosa quantidade de queijo ralado na hora.




11 comentários:

  1. Agora que vi estas fotos também fiquei com vontade de comer pastas... para mal dos meus pecados pois já tirei o polvo para descongelar ahahaha :)
    Esta última com o parmesão está mesmo apetitosa!!!!
    Beijossss ;)

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto divinal! Adoro adoro massas! Tenho de experimentar esta!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei cheio de fome enquanto lia a descrição desta tão simples, mas ao mesmo tempo tão deliciosa receita. Este pratinho tem mesmo a minha cara e muitas vezes faço refeições deste género cá por casa. Poucos ingredientes mas com o máximo de sabor e qualidade e me poucos minutos... voilá, um prato delicioso, digno de se lhe tirar o chapéu. :)
    Adorei a receita Marmita! Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Alguém devia escrever um livro: "os homens e as latas de atum"...ou qualquer coisa do género! Tão típico cá em casa (odeia coisas que não levem carne/peixe)...enfim!
    Come tu tudo sozinha!!Ele que se agarre ao atum!

    Amélia

    ResponderEliminar
  5. Adoro pasta, e confesso que muitas vezes quando chego a casa, é só isso que me apetece. Adoro courgette mas nunca comi a flor, por isso fiquei mesmo super curiosa.
    Vou anotar esta receita para quando experimentar as ditas ;)
    Boa semana
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  6. Adoro este tipo de refeição bem simples!

    ResponderEliminar
  7. Oh que raio de maridos (e filhos) de boquinha esquisita!
    Esta pasta tem tudo para ser deliciosa e eles com pesquinhices :-) Almoço, só de olhar!!!
    Muito boa
    Beijinho
    C

    ResponderEliminar
  8. Por mim pode ser todos os dias :) é o que mais adoro!
    Ai que delícia de fotos, abriste-me o apetite!
    Bjinho ♥

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Sandra,
    Eu adoro massa e comia todos os dias se a minha anca não se queixasse e, como sabes, amo a cozinha italiana de paixão e ainda no outro dia estava a preparar um post, onde falava precisamente dessa simplicidade da cozinha italiana e partilho o que escreves em relação à sua simplicidade, sabor e combinações.
    Esta tua combinação é perfeita e agrada-me em todos os aspectos e ingredientes.
    Quanto à tua frase da semana, que amei, a verdade pura e simples é dura e normalmente vem acompanhada de decepção e tristeza e por isso o ser humano tende a creditar naquilo que o faz sofrer menos, isso claro, até ao dia em que a verdade da verdade é tão pura e simples, que não há mais nada a fazer senão enfrentá-la.
    Eu sou uma acérrima defensora da verdade pura e simples porque no dia que deixar do o ser, perco a última réstia de esperança que ainda tenho na humanidade...
    Um grande beijinho e bom resto de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Sou apaixonada por massas e um prato que alem de apetitoso é lindo nao tem como nao gostar. adorei seu blog
    se quiser Me segue la no blog:http://bonequinhaavaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Quando os produtos são de boa qualidade, não é preciso muito para se ter uma refeição deliciosa. A natureza, na sua imensa perfeição, faz o trabalho todo por nós :)

    ResponderEliminar