Gelados de piña colada e maracujá

Não sou uma pessoa de praia. Gosto do verão, do sol e de dias quentes, mas dispenso bem passar o dia todo na praia, no máximo três horas já é suficiente para mim. No entanto, passei toda a minha infância nas praias serra da Arrábida, e íamos aos dias inteiros, quase sempre até ao por do sol, para a criançada ficar a jogar à bola depois do calor (talvez por isso agora não adore). Confesso que prefiro mais ir à praia de Inverno, do que num dia de agosto em que não há espaço para colocar os pés na areia.No entanto se há um cheiro que em segundos me remete a um desses dias de praia, é o da piña colada. Nos anos 90 apareceram aqueles iogurtes de beber (não me lembro da marca) com sabor a piña colada que eram sempre motivo de guerra entre mim e os meus sobrinhos, lembro-me que a minha irmã levava sempre de piña colada e de morango. Todos queriam os de piña colada e alguém acabava sempre a fazer beicinho. Isto tudo para vos dizer que enquanto fazia estes gelados vieram-me esses tempos à memória e já não me lembrava o bom que era sentir o aroma da piña colada tão perto.Se gostarem de piña colada, façam estes gelados, são mesmo fantásticos e são do novo livro da Sarah Britton, autora do blog My new roots, que dispensa apresentações. Não sou propriamente uma seguidora do estilo de vida que ela leva, gosto da minha carne, do meu marisco e até do meu açúcar de vez enquanto. Mas admiro o trabalho dela e gosto muito da originalidade e simplicidade das suas receitas. Esta receita na minha opinião faltou-lhe um pouco mais de doce, mas acho que não tive grande sorte com o abacaxi que comprei, por isso, o conselho que dou é antes de colocarem os gelados nas formas, provem e vejam se está ao vosso gosto porque depois de congelado não há volta a dar.Enquanto estou a escrever este post, estou a trincar a granola de banana (também deste livro) ainda morna, que acabei que tirar no forno para amanhã levar para o trabalho, outra receita que aconselho do livro.Que tenham uma boa semana!

Ingredientes: 8 gelados
8 maracujás (maduros)
375g de ananás em pedaços fresco (usei abacaxi)
400 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de mel, ou maple syrup  (usei mel de rosmaninho)

Comece por partir os maracujás ao meio e retirar toda a polpa para uma tigela, deve dar uma média de 250ml de polpa de fruta.

Numa liquidificadora ou na Bimby, coloque o abacaxi, o leite de coco, o mel ou outro adoçante a gosto, e passe tudo muito bem na velocidade máxima até ficar cremoso.

Prove e veja se está ao seu gosto.

Coloque nos moldes, uma pequena porção da piña colada e altere com uma colher de sobremesa de maracujá, para que fica um efeito mármore ou apenas rústico. Não encha demasiado os moldes para não entornar no congelador.

Leve ao congelador durante pelo menos 4 horas.

Para retirar dos moldes, basta colocar as bases num pouco de água morna, que num instante desenformam.

Et voilá!

14 comentários:

  1. Sandra, partilho do mesmo sentimento em relação aos dias de praia. Adoro o Verão, sol e calor mas dias inteiros na praia é algo que dispenso. Umas simples horitas logo pela manhã ou então ao final do dia é sem dúvida tempo suficiente. No entanto, gosto imenso de estar numa esplanada a ver o mar enquanto saboreio um gelado. Também gosto de estar no carro de Inverno a apreciar as ondas, são momentos que vivo com prazer.
    Quanto a estes gelados tão simples de preparar e com um sabor tão característico, principalmente para quem como eu aprecia pinacolada.

    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Que boa sugestão, uma bela dica para estes dias de calor... sabe tão bem um gelado bem fresquinho!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que gelados maravilhosos.....que bom aspeto, ia me deliciar agora com um.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Uauuuuuu! Têm um ar delicioso!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Também não sou uma grande fã de praia, mas não consigo passar sem uns banhos de mar, o que me faz voltar sempre e sempre (em horário de bébe, leia-se). Aii eu lembro-me desses iogurtes! Acho que foram, em parte, o que me levou a detestar tanto iogurtes líquidos! Mas marcaram a minha infância. E como não gostar desta combinação? Deliciosos! Estou ansiosa por voltar a fazer os gelados
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  6. Que ar absolutamente delicioso.
    Adoro a combinação tropical.

    x
    www.whenyoudreambig.com

    ResponderEliminar
  7. Já eu adoro praia... ou será mais o mar, que na praia sou pior que os miúdos, só estou fora da água o tempo de passar o arroxeado dos lábios e o engelhado dos dedos, eheheheh.
    Esses gelados são o verão num molde, Sandra! Adorei.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. ahhhhh eu lembro me desses iogurtes e acredites ou não parece que senti o cheiro novamente quando li o teu post. já nem me lembrava disso. tb sou assim, dispenso "fazer" praia mas adoro passear na praia, esplanar, comer um gelado na praia hmmm kisses

    ResponderEliminar
  9. Estou à espera que o livro da Sarah B. aterre no meu colo esta semana. Adoro o blog e todas as receitas que experimentei sempre me surpreenderam pela positiva, para além de achar que são uma boa adição ao meu estilo de vida: sim, também eu gosto da minha carninha e do meu peixinho (se bem que não todos os dias!). Do açúcar, é que gosto cada vez menos, sendo que lá em casa só temos açúcar para o café do Vel - isto é um avanço que me deixa super feliz!
    E então o que achas do livro? Conta-me tudo, esta espera da entrega do meu está a deixar-me nervosa!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Esse gelado deve ser absolutamente divinal!

    ResponderEliminar
  11. Salivei-me toda com estas fotos de gelados! :D
    Tirando isso, "piña colada" a mim só me faz lembrar um episódio do meu tempo de estudante, que agora não posso contar aqui, mas envolve: queima das fitas; Coimbra; último ano; HUC :)

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  12. Esses gelados ficaram com um aspecto delicioso.
    Não há nada como um gelado caseiro.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/quinze-dias-com-nigella-lawson-e-uns.html

    ResponderEliminar
  13. Como eu, adoooro pinacolada :) e fiquei sem respiração ao ver estes teus gelados....ai queria tanto um ou dois agorinha! Está tanto calor e estas fotos tiram-me do sério! Sua mázinha :)
    Lindo ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  14. Olá Sandra,
    Pois eu sou como tu. Adoro Verão, calor, roupas leves e sandália, mas odeio estar na praia a apanhar banhos de sol e para mim, 2 horas de praia já me deixam satisfeita e acho insuportável a ideia de estar lá uma manhã, tarde, ou dia inteiros!
    Claro que nem sempre foi assim e menina e moça, queria era estar estatelada dias inteiros ao Sol e a bronzear até esturricar, lol!!
    Estes gelados perseguem-me desde que os publicaste, pois pina colada é só a minha bebida favorita e quando o tema da Bundtmania foi "bebidas", adivinha que bundt fiz? Pina colada pois claro!!
    Fiquei mesmo a salivar e com vontade de os fazer, mas aqui ainda não apetece muito fazer gelados, pois o tempo ainda não aqueceu como aí.
    Essa granola que estavas a trincar..., também tenho de a ir pesquisar...
    Em suma, tenho de ir olhar de novo para o livro é o que é!
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar