Arroz selvagem de cenoura e bifes de peru dourados









Sempre vivi na cidade, mas lembro-me em criança do meu pai ter uma pequena horta ao pé de casa, tive a sorte de comer legumes biológicos e fruta "verdadeira" durante a minha infância. Adorava passar as tardes depois da escola, na nossa pequena horta a brincar. Tempos depois, esses terrenos cheios de hortas viraram prédios, para tristeza de todos os vizinhos, que por lá cultivavam. Começamos a ir aos mercados e mercearias, mas a diferença no sabor não era tão grande como agora. O meu pai, no entanto, começou a fazer da nossa varanda virada ao sol, um pouco o que eu faço com a minha agora, uma mini horta, com ervas aromáticas e tudo o que ela me consegue dar - MALVADA não deu mirtilos!!! 

Tenho a sorte de os meus sogros terem uma grande horta, apesar de não a cultivarem o ano inteiro, no verão, trago sempre o carro carregado de coisas. Esta receita foi fotografada ainda no mês de agosto, com umas cenouras biológicas de lá, foi engraçado, ver a cara deles quando lhes disse que ia fazer uma receita com a rama da cenoura. 

Para dar um bocadinho de personalidade aos bifes, fiz-lhes um molho bem ao meu gosto, especiarias e mel - perfeição em duas palavras.


Ingredientes: (4 pessoas)
200g de arroz selvagem Oriente rice
1 cebola
2 cenouras com a rama
3 dentes de alho
1/2 colher de chá de coentros em pó
1 mão cheia de salsa fresca
sal, mostarda em grão e pimenta em grão q.b.

4 bifes de perú
1 colher de sopa de mel
1 ou 2 colheres de sopa de água
1/2 colher de chá de açafrão das Índias
1/2 colher de chá de harissa em pó
1/2 colher de chá de mostarda Inglesa em pó
1 colher de chá de mostarda Dijon
sal, mostarda em grão, pimenta em grão q.b.

Comece pelo arroz que é o que leva mais tempo a cozer. Rale as cenouras, pique a rama de uma delas e reserve. Pique a cebola com os alhos e leve ao lume, num tacho com um pouco de azeite. Refogue uns minutos e adicione metade da rama da cenoura, previamente picada. Deixe ao lume uns segundos sem deixar de mexer e junte o arroz e a cenoura ralada. Mexa tudo muito bem e adicione a água (usei 2 vezes/meia a medida do arroz). Deixe levantar fervura e tempere com sal, pimenta, mostarda e os coentros em pó, deixe cozinhar em lume brando e vá mexendo de tempo a tempo, para o arroz não se pegar.


Enquanto o arroz coze, tempere os bifes com um pouco de sal, pimenta e mostarda em grão de ambos os lados.

Numa caçarola prepare o molho para os bifes. Em lume brando, adicione as especiarias, juntamente com o mel e 1 ou 2 colheres de sopa de água. Mexa tudo muito bem e deixe levantar fervura, se vir que o molho está demasiado espesso, junto um pouco mais de água. Vai ficar um molho com uma cor dourada linda e um pequeno travo picante mas com o doce do mel pouco se vai acentuar.

Grelhe os bifes numa grelha e sirva com o molho bem quente por cima.

O arroz sirva com salsa fresca picada por cima e a restante rama da cenoura.


13 comentários:

  1. Hum... pode ser este o menu quando for a tua casa?
    Que bom aspeto!
    Nos confins do Hoje para jantar existe uma receita de sonhos com rama de cenoura que também gostei muito. Mas não é fácil de arranjar no mercado, só mesmo assim, trazendo da horta.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Aproveito a onda da Vera e digo que podes levar para o "gang do meet"... mesa para 10!!!
    Muito bom :-)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz está com umas cores mesmo vibrantes! Deve ser delicioso :)

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já várias vezes fiquei tentada a comprar arroz selvagem mas não sabia se a preparação era a mesma de um arroz comum, mas agora já sei, muito obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostava de experimentar esse arroz mas não sei se cá em casa iram gostar ma hei de testar!

    ResponderEliminar
  6. O bom de ter uma horta é mesmo esse, o sabor das coisas, tão bom.
    E poder usar a rama da cenoura! Adoro em risotto.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. estou completamente in love por essa tábua (sabes bem que pelas tuas fotos tenho um amor incondicional :)
    mais uma maravilhosa sugestão :) beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Que sugestão maravilhosa. Deve ter ficado tão saboroso.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
  9. Esse arroz.... cheira-me que comia um prato inteiro dele!! Adorei!

    ResponderEliminar
  10. Que arroz tão bonito! Olha, uma comida perfeita p levar na marmita 😝

    ResponderEliminar
  11. Q delicia amiga, q cara irresistivel tem esse peru, vou inovar o arroz com essa receita tbm : )
    Amiga me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderEliminar
  12. Amiga q magnifico o sabor do peru e quero inovar com esse arroz <3
    Amiga me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderEliminar
  13. Eu nunca tive horta. tenho ali um canteiro que lá vai dando uns morangos e umas ervas aromáticas, mas é o mais longe que me aventuro, pois não tenho queda para a agricultura (e toda a vida trabalhei no Ministério da Agricultura, vê lá a ironia...). Bom, mas entendo o que escreves, pois enquanto os meus avós eram vivos, azeite, batatas, cebolas e tudo o mais que a terra desse e pudesse ser transportado do Norte para Lisboa em boas condições, era o que era consumido em casa dos meus pais e até a carne era caseira e nunca de talho... enfim, bons tempos que me deixam o coração apertado de saudades...
    Linda e deliciosa esta tua digestão e tudo tem um aspecto divino.
    Os mirtilos, vais ver que ainda vão dar-te muitas alegrias, lol!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar