Salmão no forno com mel e manjericão roxo


O manjericão tem sido o rei nestas ultimas semanas cá em casa, as sementes que vieram do sul de frança no ano passado estão a dar muito bem e para além de ter feito algumas receitas, ainda fiz uma espécie de pesto bem leve para congelar (e matar saudades durante ano). 

Adoro este manjericão, é muito mais leve do que o verde, mas ao mesmo tempo acho-o um pouco mais (fumado). Adorei a combinação entre o manjericão e o mel, fica fantástico com salmão.


Aqui vai a receita e votos que o sol apareça de vez.

Ingredientes: 2 pessoas
1 posta de salmão (duas pessoas)
4 talos de manjericão roxo
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de azeite
sal, pimenta e mostarda em grão

30 min no forno a 180º

Grão rápido de caril:
1 lata de grão
2 alhos
1 fio de azeite
1 colher de chá de caril caseiro
1 colher de sopa de água
sal (eu não usei)

Comece por colocar num almofariz, as folhas do manjericão e esmague até ficar uma pasta, de seguida adicione o mel, o azeite e incorpore à pasta de manjericão. Unte a pasta à posta de salmão e deixe a marinar por 30 minutos.


Pré-aqueça o forno a 180º.

Num tabuleiro próprio para o forno, coloque a pasta do salmão previamente marinada, tempere com sal, pimenta de moer, mostarda de moer e leve ao forno, aproximadamente durante 35 minutos (ou até o salmão estar bem cozido).


Enquanto espera prepare o grão, lave bem o grão e deixe a escorrer para retirar o excesso de água. Numa wok, coloque os alhos picados com um fio de azeite e deixe saltear durante um minuto, adicione as colheres de caril e deixe que as especiarias larguem um pouco do seu aroma (cuidado não deixar torrar), coloquem o grão e sem parar de mexer salteiem para que este absorva bem o pó de caril. Caso sinta que está demasiado seco, deite uma ou duas colheres de sopa de água, para não agarrar.

Sirva com uns gomos de limão.

12 comentários:

  1. Este manjericão roxo anda a perseguir-me, ai anda, anda! Tenho de experimentar, mas é dificil encontrar. Ficou linda esta sugestão de salmão, um prato delicioso que clama pelo Verão. Oh S. Pedro, deixa-te de cenas e tras mas é o sol para fazermos pratinhos deliciosos como este. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia este manjericão, nunca vi à venda! Adoro manjericão, o meu também está grande e já fiz pesto este ano também! Tenho mesmo que experimentar este tipo de manjericão, se é mais leve, acho que vou gostar muito! Parabéns pela combinação de sabores e pelas fotos!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Essa posta de salmão ficou perfeita e deve combinar lindamente com esse grão maravilhoso :)
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  4. Eu A A A A D O R O grão...
    Faniquei com vontade de comer, já não como à um tempinho!!!
    Óptima receita, lindas fotografias :-)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  5. Que lindo post Marmita e a frase que acompanha a última foto é brutal.
    Nunca vi manjericão roxo ao vivo, mas acho lindo e deve ser uma delícia e em pesto então, ui... deve ser magnífico mesmo!
    Adorei a tua receita, até porque adoro salmão e por isso, todas as sugestões com este peixinho de cor linda são bem vindas.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Ai, as saudades. As minhas raramente cabem no coração...
    Gosto de todas as coisas nesta receita! Espero que o calor e o sol não se esqueçam de passar por aí :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. adoro salmão mas não costumo variar muito na confecção :S é quase sempre grelhado porque adoro. mas este vou ter de fazer porque é com um manjericão lindo e cheiroso e acompanha com grão, que gorda como sou, amo de paixão :) beijinho

    ResponderEliminar
  8. vou fazer este salmão muuuitas vezes acredita ;)

    ResponderEliminar
  9. O famoso caril da Marmita! Adorei a ideia: grão e caril, salmão, manjericão e mel. Marmita, logo vou jantar contigo e com o Marmito :)

    ResponderEliminar
  10. O grão dispenso mas esse salmão esta divino eu adoro salmão com mel
    bjs

    ResponderEliminar
  11. O caril da marmita que é tão bom nesse grão :) e o manjericão roxo que é das coisas mais lindas, adorei. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Costumo ter no meu quintal, mas como ainda não consegui treinar o Toró para regar as plantas, foi-se na minha ausência.
    Levo daqui duas receitas: o grão de caril e as bolachas ;)
    Beijo

    ResponderEliminar