Tofu com cenoura e cebolinho

Novamente de volta do tofu, esta foi a segunda vez que o confeccionei aqui para o blog e cada vez gosto mais. Na primeira vez foi para um convidado especial mas desta vez foi só para nós os dois cá de casa, e para a marmita do dia seguinte ora bem. Espero que gostem desta variante com cenoura e cebolinho, nós adorámos!

Não se esqueçam que o Convite para Jantar está a decorrer aqui na Marmita este mês e têm até ao dia 16 de Dezembro para convidar uma Cidade/País do vosso coração, vejam aqui a explicação e aqui algumas participações.


Ingredientes:
1 embalagem de tofu 200grs
1 cenoura grande
1/2 tomate
1 cebola roxa
1 dente de alho
cebolinho q.b.
vinho branco q.b.
1 pitada de coentros em pó
sal, pimenta rosa q.b.

Utilizei novamente o processo para retirar o excesso de água do tofu como fiz no ultimo post só que desta  desta vez correu melhor :). De seguida cortei em rectângulos com 5 mm de espessura e coloquei numa frigideira anti aderente com um fio de azeite aromatizado que estava mesmo acabar e deixei alourar bem o tofu dos dois lado.


No robot de cozinha ou na 123 colocar a cenoura, o alho e a cebola e picar tudo muito bem, depois colocar o tomate sem pele e picar novamente. Levar ao lume com um pouco de vinho ou água para não pegar, deixar refogar uns minutos e temperar a gosto. Eu temperei com sal, pimenta rosa e coentros em pó. Antes de servir juntar o cebolinho fresco e deitar o preparado por cima das fatias do tofu, eu acabei por não levar tudo junto ao lume porque gosto de sentir o tofu durinho, mas se quiserem podem levar que acaba por absorver mais o sabor do molho.

Acompanhei com uma salada de pepino com sementes de sesamo pretas e um arroz branco.


11 comentários:

  1. Que boa dica! O tofu tem sempre aquele sabor meio "deslavado" mas assim deve ficar ótimo! A próxima vez que fizer vou experimentar secá-lo :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro tofu, e quqndo bem cozinhado, hummmm uma maravilha !!!
    Publica mais destas que eu como :)
    Bom - fim - de semana, beijinhos !!!

    ResponderEliminar
  3. Hum... acho que assim até gostava de tofu!
    E ainda não preparei o jantar à minha convidada... bolas, sempre a mesmíssima coisa... até à última...
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Pois que nunca comi tofu e não me inspira muito, mas se esse prato passasse para o lado de cá acho que até experimentava... :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cheirou-me tão bem ao passar por cá :)
    Gosto muito de tofu e esta tua receita soa a petisco e dias de sol.
    A cor do prato deixa adivinhar que deve ser tão bom :)
    Bom domingo querida! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9.12.12

    Eu adoro Tofu, nunca tinha visto algo parecido como esta receita. Eu adorei. ;)

    ResponderEliminar
  7. obrigada pela técnica :) vou experimentar hehehe
    parece-me delicioso este pratinho com tofu.
    quanto ao convidado, esta semana não escapa :) beijinhos

    ResponderEliminar
  8. que aspecto divinal :D

    ResponderEliminar
  9. Eu tambem aprecio tofu e acho que esta tecnica e optima. Tambem gosto muito do tofu fumado. Mas adorei esta tua refeicao tao veggie e colorida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu confesso que a única que vez que tentei fazer algo com tofu não correu lá muito bem e não gostei do sabor, mas acho que estou a descobrir porquê! A culpa foi aqui da azelhice da cozinheira que não o soube preparar!! :p
    Assim sou capaz de me aventurar outra vez e dar-lhe uma segunda oportunidade, porque esses retângulos estão mesmo com bom ar e esse molhinho deve ficar fantástico!!:)
    Beijocas grandes:)

    ResponderEliminar
  11. Gosto sempre de retirar o liquido ao tofu, acho que depois absorve melhor os aromas dos temperos :) A cenoura e o cebolinho são também uma excelente sugestão, adoro a combinação cenoura e tofu!

    ResponderEliminar