Esparguete com amêijoa e um convite para jantar

Como boa Portuguesa que sou, cá estou eu a participar no "Convite para jantar"  da nossa Ana mesmo no último dia :)

Desta vez o tema lançado pertenceu ao Reino da Prússia - “Mentes brilhantes”. Decidi convidar um Português, porque na minha opinião nós até podemos ser "pequeninos" em muita coisa mas na comédia somos grandes, temos grandes escritores e actores no nosso país. Para mim o grande génio é sem dúvida o Nuno Markl. Sempre adorei o seu trabalho, já sigo à algum tempo pela rádio e como escritor  humorístico e este senhor está cada vez melhor. Ainda à umas semanas atrás  fui ver o seu mais recente espectáculo Como desenhar mulheres, motas e cavalosaconselho toda a gente a ir ver, é genial! Quem conhece o trabalho do Nuno sabe a adoração que ele tem por amêijoas à Bolhão Pato por isso, mal de mim que o meu jantar não tivesse amêijoas.

E o jantar foi servido, um esparguete de amêijoas com toque à Jamie Oliver e boa disposição à mistura porque se há pessoa que tem o dom de fazer rir  é o Nuno Markl para mim, uma verdadeira mente brilhante. Desculpa Nuno, as gambas ao alhinho ficam para o próximo jantar! :)
Ingredientes:
900 grs de amêijoa branca
150 grs de esparguete
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de margarina de alho e tomilho
1/2 malagueta grande seca
1 molho de coentros (incluindo os talos)
2 colheres de sopa de licor Beirão
sumo e raspas de 1/2 limão.

Lavar muito bem as amêijoas até retirar toda a areia e escolher as que estão fechadas. Numa caçarola colocar a manteiga o alho, os talos dos coentros e a metade da malagueta finamente cortada. Saltear um pouco e só depois colocar as amêijoas, saltear novamente uns 5 minutos e deitar o licor beirão  deixar evaporar, tapar e ir mexendo até ficarem cozidas, se achar que o molho está a ficar seco deite um pouco de água (eu usei a água do esparguete). Cozer o esparguete como as instruções da embalagem com azeite e sal e quando estiver "al dente" juntar ao preparado das ameijoas e saltear uns 2 minutos e antes de servir colocar os coentros, o resto da malagueta, o sumo e as raspas do limão. Fica um esparguete muito fresco para os dias de calor que teimam e ainda bem em não nos largar.
Receita com inspiração na edição da Jamie Magazine issue 28 que a minha querida amiga  me trouxe das terras de sua majestade.

13 comentários:

  1. Anónimo16.7.12

    a revista tb está à venda cá em lisboa. Na livraria Barata da Av. Roma e em mais alguns lojas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá a sério... podes dizer-me o nome de mais algumas para saber se fica mais perto de onde moro! beijo

      Eliminar
  2. adorei o jantar e a mente brilhante :)
    também acompanho o trabalho do Nuno à alguns anos e tive o prazer de o ouvir ao vivo numa apresentação do filme Coraline :) é simplesmente demais :D
    as fotos estão qualquer coisa de genial :) muitos parabéns :)beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bem e eu faço-me "convidada para jantar" :o)

    Belo prato...parabéns.

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Bem que aspecto , fico simplesmente divinal eu adorei :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16.7.12

    Esse prato é recorrente cá por casa. Sobretudo porque as minhas filhas adoram bivalves. E não há criança que não goste de esparguete.
    Quanto ao convidado, tem graça verificar que (ao que li)os dois portugueses convidados neste desafio são ambos da área da comédia. Diz muito sobre nós (ou não).
    Adorei as fotografias.
    Beijinho
    Guida

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16.7.12

    Olá Marmita.
    Gostei muito do teu convidado, tb. eu o acompanho há muitos anos, se bem q desde q estou na Prússia lhe perdi o rasto. A receita é fantástica e as fotos... simplesmente geniais! :)
    Obrigada pela participação!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  7. Que prato maravilhoso beijos

    ResponderEliminar
  8. Deve ser muito bom!
    Duas das minhas comidas favoritas juntas: massa e ameijoas!!

    Visita o meu blog
    http://fashionandcoblog.blogspot.pt/

    Obrigada

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro ameijoa! Assim com esparguete não costumo comer, mas é uma excelente sugestão :)

    E com boa disposição sabe sempre ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  10. Maravilhosa escolha, de convidado e refeição :)
    A boa disposição não pode faltar a animar este prato delicioso com ameijoas.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  11. É preciso ser-se uma verdadeira mente brilhante para fazer humor com inteligência, como é o caso do Nuno Markl. Uma escolha bem divertida e ... inteligente.
    Adorei o esparguete.
    Beijinhos

    ResponderEliminar