Azeite aromatizado especial forno

Depois da minha "limpeza" quase total da dispensa cá estou eu voltar a encher os espaços vazios, desta vez pensei em fazer uns azeites aromáticos ao meu gosto com azeite acabadinho de chegar do Alentejo, aqui vai a minha primeira opção ideal para comidas feitas no forno.


Ingredientes:
250 ml de azeite caseiro
3 colheres de sopa de cebola seca
3 colheres de sopa de cardomomo

Num almofariz colocar o cardomomo e dar umas pancadinhas para que saía a semente, colocar no frasco com a cebola e regar com o azeite, fechar bem o frasco e deixar a repousar num local fresco durante duas semanas, quando abrirem a tampa vão sentir um aroma fantástico. E podem começar a temperar, eu acho que este vou deixar especialmente para carnes ou peixes ao forno!


15 comentários:

  1. Anónimo18.2.12

    Especial forno ainda não fiz, tenho que experimentar :)
    Parabéns pelo blogue!

    Beijinho,
    Sónia Torres

    ResponderEliminar
  2. boa noite Marmita,
    adorei esta sugestão.. como tenho muito alecrim se calhar vou fazer um esta plantinha..
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  3. Me encantan los aceites especiados elaborados en casa, tienen un aroma especial. SE ve delicioso.
    Un besín.

    ResponderEliminar
  4. Parece muito bem! Eu também gosto de ter sempre azeite assim como sal aromatizado. Dão um toque especial!

    ResponderEliminar
  5. Mas que ideia fantástica, azeite de cardamomo? Genial! Imagino que seja um sucesso com um belo peixinho! No método que uso para aromatizar azeites, aqueço sempre antes a 40ºC e dps mergulho nele todas as especiarias etc, e depois sim vai repousar durante umas semaninhas. É que desta forma o calor vai facilitar a libertação dos oleos essenciais das especiarias!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Que belo tempero...Tenho de fazer também uns azeite que os meus estão no fim...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Um azeite bem aromático, coisa que nunca fiz.
    As imagens estão lindas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Carla, que boa sugestão troxeste hoje aqui! E com azeite Alentejano só pode ficar delicioso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. que excelente sugestão. Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Não consigo nem pensar que maravilha deve ser um azeite caseiro.
    E parece que a combinação com cardamomo fica muito boa. :)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Adoro esses temperos!

    ResponderEliminar
  12. Azeites aromatizados...simplesmente adoro :) tenho de experimentar este especial forno :) beijinho

    ResponderEliminar
  13. Marmita,
    Adoro azeite aromatizados... O teu ficou com um ótimo aspeto : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. estes azeites, aromatizados, têm prazo de validade?
    :)

    ResponderEliminar